Fundado em 15 de novembro de 1956 por Elvira Maria Machado, com terreno doado por Elizio Gomes de Carvalho, no início a instituição funcionava como um asilo para cegos, pois objetivava apenas o amparo e assistência aos deficientes visuais.
Em 1983 o “Instituto” passava por sérias dificuldades, com os internos vivendo em más condições. Foi quando passou a ser assistido pela Paróquia “Santo Antonio de Padua”, que com a ajuda da comunidade começou a construção do novo prédio. Neste período a Instituição mudou-se para a rua Cruzeiro do Sul,59 onde funcionou até 1986, retornando para a nova sede, onde permanece até hoje.
O Instituto Para Cegos “Santa Luzia” atende pessoas portadoras de deficiência visual de Araçatuba e região, oferecendo abrigo, alimentação, encaminhamentos e orientações quanto às areas de saúde( assistência médica, odontológica e psicossocial ), triagens, visitas domiciliares, administração dos processos beneficiarios, educação, trabalho, práticas religiosas, esportivas( ioga, natação, alongamento, hidroginástica ), além de oficina de musica e lazer; oferece ainda aprendizagem da escrita Braille e colocação de mão de obra capacitada no mercado de trabalho, tanto no regime residencial( internos do sexo masculino ) quanto aos do regime especial( externos de ambos os sexos, que vivem com a família mas são assistidos pela Instituição ).
O trabalho consiste em possibilitar à pessoa portadora de deficiência visual condições de desenvolver suas potencialidades, visando maior independência quanto à locomoção, autonomia, integração social, auto-realização, capacitação e colocação no mercado de trabalho. Visa tambem a não institucionalização e sim um trabalho conjunto deficiente visual-família-comunidade.
A Intituição tem capacidade para abrigar 18 deficientes visuais, tem um quadro de 5 funcionários; é administrado por uma diretoria voluntária, auxiliado por um grupo de voluntárias que centralizam suas ações na promoção de eventos para arrecadar fundos para a manutenção da entidade. Conta ainda com a doação de pessoas da comunidade local.
São realizados na Instituição festas dos aniversariantes do mês, festa junina, novena de Natal, além do tradicional almoço em comemoração a Santa Luzia, que é a protetora dos deficientes visuais, no dia 13 de dezembro.